Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

46

A Sasakawa Africa Association (SAA) capacita Docentes da UCM através da FCA

Decorreu nos dias 26 a 27 de Agosto do ano em curso, a capacitação dos Docentes da Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) sobre o Empoderamento e promoção de Horticulturas para pequenos Agricultores, promovida pela Sasakawa Africa Fund for Extension Education (SAFE), com o desígnio de serem dotados de ferramentas básicas para lecionarem disciplinas do curso de Licenciatura em Extensão Agrária a ser introduzida na FCA.

A capacitação juntou membros da direção e docentes da FCA, Eng. Carlos Langa dos Serviços Províncias de Actvidades Económicas (SPAE) do Niassa e facilitador da formação, PhD Mercy Akeredolu, directora da SAA para a área de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Dr. Ande Ongura Okiror, embaixador da associação para a área Smalholder Horticulture Empowement and Promotion (SHEP) e, Dr. Rindai Joseph Fernando, Assessor do Vice- Reitor para a área de projectos e angariação de fundos e Drª. Amelia da Cruz, Assessora do Vice-Reitor para a área de auditoria interna.

Na ocasião, o Director da FCA, Eng. Sueco Albino Cipriano, deu as notas de boas vindas a todos presentes. Seguidamente, o Eng. Carlos Langa apresentou o programa e referiu que o trabalho de extensão requer pessoas com capacidades práticas que possam ajudar as comunidades a produzirem mais e a desenvolver o sector agrícola. “No Niassa existe um projecto designado SHEP nutrição em consonância com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) que tem ajudado muito as famílias das zonas rurais assi

m como urbanas a equilibrarem a sua dieta” referiu

Durante a formação, o Dr. Ande Ongura Okiror, recitou que a visão do programa SAA é de ver toda Africa com produtos suficientes para a alimentação condigna, em adição aludiu que a abordagem SHEP apresenta dois pilares importantes (Agricultura como Negócio e a determinação motivacional). De seguida fez-se uma visita ao Campo do senhor Lucrécio Paissone Rapissone, produtor que trabalha com 5 estudantes da FCA da UCM, na qual constatou-se de que a teórica adquirida está sendo conciliada com a prática e os representantes da SAA sentiram-se felizes apesar de terem visitado o campo num momento de transplante. Em entrevista, o produtor, aludiu terem uma área de 2.5 ha, para a produção de quatro culturas (tomate, pimento, alface e repolho). O grupo destacou vários desafios, e a venda dos seus produtos tem sido no mercado local, porque não possuem fundos suficientes para explorar mercado dos distritos vizinhos. A equipa de visita reiterou “ Devem conhecer o custo de produção, há necessidade de usarem drogas mais caras para controlar as vossas culturas de pragas; o uso da cobertura morta nos alfobres e desenharem também um plano de negócio ou estratégico”.

Terminando, a PhD Mercy Akeredolu disse que em Moçambique necessitamos de formar mais extensionistas, para dar aquilo que são as necessidades do país, uma vez que a UCM através da FCA é a primeira Instituição a beneficiar-se desse programa de Extensão.

No final da formação, o Director agradeceu a todos pelo envolvimento e de forma especial a PhD Mercy Akeredolu, Dr. Ande Ongura Okiror pela presença e partilha das experiências por eles vividas e ao Eng. Langa por ter aceitado o convite, a todos docentes pelas contribuições durante a formação, tendo o evento terminado com uma foto familiar.

Fonte: www.ucm.ac.mz

Situs Slot Gacor Slot Server Thailand Slot Online Gacor Slot Online Gacor Situs Slot Gacor Situs Toto Slot88 Bandar Slot Online Slot Gacor Hari Ini Situs Slot Terpercaya Situs Slot Gacor Bandar Slot Online Bandar Slot Gacor Bandar Slot Gacor Taruhan bola Online Situs Slot Gacor AGENOLX Situs Bola Terpercaya Situs Slot Gacor