O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, garante que a segunda fase do programa “VaMoz Digital”, lançado esta quarta feira, em Maputo, irá entre outros objectivos operacionalizar o Plano Estratégico da Sociedade da Informação de Moçambique, com a implantação futura de dois pólos de Tecnologias de Excelência Digital (Ou Tech nub) em igual número de cidades capitais das regiões centro e norte do país.
“Estes pólos serão centros de inovação, educação e empreendedorismo digital, capacitando os nossos jovens, comunidades para enfrentar os desafios e aproveitar oportunidades do século XXI “, disse Nivagara.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior , Daniel Nivagara, para além da criação de dois pólos (Instalações adequadas para o treinamento), o governo pretende que estas infra-estruturas disponibilizem serviços inovadores, melhorando o acesso a serviços múltiplos, fortalecendo às competências dos professores e jovens.
O país tem vindo nos últimos tempos a aprovar vários dispositivos legais/ normas no sentido de promover a transformação digital com destaque para Estratégia da Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública 2012-2025 (ERDAP-2012-2025), Política da Informação de Moçambique e o Plano Operacional 2018/2019 bem como regulamento do Sistema de Certificação Digital de Moçambique (2019) entre outros.
Nivagara avançou que a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), já disponibilizou ao país diversos equipamentos visando fortalecimento da Rede Electrónica do governo, vulgarmente GovNet.
“Importa frisar que a nossa Rede Electrónica (GovNet), completa em 2024, 20 anos de sua existência e implementação, abarcando actualmente 932 instituições da Administração Pública e 141 Sedes distritais “, disse a fonte.
O governante sublinha que o programa “VaMoz Digital” que compreende temas relativos à ” Competências, Empreendedorismo e Serviços Digitais como Oportunidades para o Crescimento da Juventude em Moçambique “, esta em linha com as políticas do governo para a formação do capital humano e social.
Fonte: AIM