Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

“IES são parceiros para formação de capital Humano” diz Ministro Nivagara

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, afirma que o Governo tem nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, parceiros estratégicos para a formação do capital humano e social de elevada qualidade que possa participar activamente na promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico nacional.

O ministro falava durante a cerimónia de Abertura Solene do Ano Académico 2024 na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), havida recentemente em Maputo.

Subordinado ao lema “Década do Oceano – a Ciência que Fazemos para o Oceano que Queremos”,  foi apresentada pelo Professor Catedrático António Hoguane, a oração de sapiência com o tema” ciência e tecnologia para o uso e aproveitamento sustentável do mar, seus recursos”.

Segundo Ministro Nivagara, o lema remete ao papel do conhecimento e da investigação científicas para a promoção de um melhor e mais sustentável uso dos oceanos, conduzindo a uma reflexão conjunta sobre que caminhos a Academia vem percorrendo nesta matéria relativa à gestão sustentável dos recursos naturais, particularmente os recursos dos oceanos. 

Neste quesito, o titular da pasta de ciência, Tecnologia e Ensino Superior destaca a contribuição da Academia, em particular a UEM, na produção e partilha de conhecimento na área dos recursos do mar, por meio de entidades como a Estação de Biologia Marinha da Inhaca, a Escola Superior de Ciências Marinhas, a Escola Superior de Desenvolvimento Rural e, do Centro de Pesquisa e Tecnologia do Mar. 

“Reiterarmos a exortação para que as instituições de ensino superior, tanto públicas, quanto privadas, tenham uma intervenção social mais activa e relevante, colocando o conhecimento científico, a Inovação e a Transferência de Tecnologias ao serviço das nossas comunidades”, sublinhou o ministro.

Por sua vez, o reitor da UEM, Manuel Guilherme Junior, disse que a abertura oficial do Ano Académico 2024 é um momento nobre para a Universidade por receber mais de cinco mil jovens que buscam os seus sonhos naquela que é a maior, mais antiga e mais prestigiada instituição de ensino superior do País.

“A nossa expectativa é que se dediquem arduamente aos estudos, adquirindo conhecimentos e habilidades, atitudes de que necessitam para serem agentes de transformação de Moçambique rumo ao desenvolvimento social e económico sustentáveis”, destacou o reitor.

Slot Gacor Slot Online Situs Taruhan Bola alternatif slot resmi Situs Slot Gacor Slot Server Thailand Slot Online Gacor Slot Online Gacor Situs Slot Gacor Agenolx Bandar Slot Situs Toto Slot88 Bandar Slot Online Slot Gacor Hari Ini Situs Slot Terpercaya Situs Bola Terpercaya Slot Online Terpercaya Demo Slot 88 Situs Login Slot Bandar Slot Gacor Situs Slot Gacor Bandar Slot Online Bandar Slot Gacor Bandar Slot Gacor Bandar Slot Gacor