Teve lugar hoje, 29 de Janeiro de 2024, em Maputo, a cerimónia de abertura do Workshop sobre o Fortalecimento da Capacidade Institucional em Biotecnologia e Edição Genómica por Meio de Alianças Estratégicas com Universidades e Instituições de Pesquisa Actuando no Sector Agrário em Moçambique, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB) em cooperação com a Agência da União Africana para o Desenvolvimento – Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (AUDA-NEPAD). O evento, que contou com a presença de várias personalidades do ensino superior, investigação científica e desenvolvimento tecnológico, teve como objectivo principal preparar o país para os desafios da agricultura através de alianças estratégicas com universidades e instituições de pesquisa.
No seu discurso de abertura, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Daniel Nivagara, destacou a importância da agricultura como pilar fundamental para o crescimento socioeconómico de Moçambique. Sublinhou ainda a necessidade de investimento em investigação científica ajustada aos desafios actuais do sector agrário, enfatizando a relevância da Biotecnologia e da Edição Genómica para aumentar a produção e produtividade agrícolas.
O Ministro expressou ainda satisfação pelo facto de Moçambique ter sido selecionado como um dos países do continente para a implementação piloto da iniciativa liderada pelo Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação da AUDA-NEPAD (CoE STI), visando optimizar a agricultura em África através da Biotecnologia Moderna e da Edição Genómica.
Durante o workshop, espera-se que os participantes, entre os quais se encontram reitores, vice-reitores, directores de faculdades, chefes de departamento, directores gerais de instituições de pesquisa e investigadores séniores, discutam e identifiquem as necessidades para fortalecer a capacidade institucional em Biotecnologia e Edição Genómica, alinhadas com os objectivos de acelerar a industrialização e melhorar os meios de subsistência das populações.
O evento representa um passo significativo no desenvolvimento científico e tecnológico de Moçambique, promovendo parcerias estratégicas e fomentando a inovação no sector agrário. Com esta iniciativa, o país reforça o seu compromisso com o uso responsável e ético da tecnologia para impulsionar o crescimento sustentável e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.