Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

MCTES capacita 25 mulheres em gestão de empresas de base biotecnológica

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) através do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB) está a capacitar cerca de 25 mulheres das províncias de Inhambane, Gaza e Maputo, em gestão de empresas de base biotecnológica de modo a potenciar as suas habilidades em empreendedorismo.

Trata-se de mulheres que trabalham nos ramos de saúde, nutrição e agricultura, que vão adquirir habilidade para melhor desenvolver os seus negócios e suas habilidades de networking e engajarem melhor seus clientes.

Discursando por ocasião da Cerimónia de Abertura do Seminário de Capacitação, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, afirmou que que a presente capacitação responder ao desafio de inclusão de género na área de biociências, realidade que constitui prioridade para o país, como atende as politicas globais e regionais como o objectivo de desenvolvimento sustentável.

Na sua intervenção, Daniel Nivagara referiu que a metodologia de trabalhos concebida para a capacitação permitirá que os resultados pretendidos à serem alcançados com a acção formativa sejam atingidos, pois ela é composta por aulas teóricas e práticas, ministração de matérias relativas às várias vicissitudes do Modelo de Negócios, exercícios de estudos de casos e simulações afins.

Para o efeito, a capacitação de 25 mulheres que trabalham nos ramos de saúde, nutrição e agricultura vai potenciar em habilidade para melhor desenvolver os seus negócios e suas habilidades de networking e engajarem melhor seus clientes.

O dirigente salientou que com o fim do programa BioFisa II em 2019 constatou-se a necessidade dos países beneficiários da iniciativa em envidarem esforços e criarem condições para continuar a capacitar mais mulheres bio-empreendedoras, daí o seminário contar com apoio do Secretariado Geral da Organização para a Cooperação Islâmica, sediada na Arabia Saudita.

Recordar que do Programa BioFisa II é um programa de parceria entre a Finlândia e a África Austral, para fortalecer a Rede da África Austral para Biociências – NEPAD SANBio.

Igualmente, o FemBioBizé um programa de aceleração do empreendedorismo feminino lançado pela Rede da África Austral para Biociências (NEPAD SANBio) em 10 Estados Membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), nomeadamente, África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Zâmbia e Zimbabwé.

Importa realçar, que em Moçambique, o programa FemBioBiz foi implementado nos anos de 2017 à 2019, pelo Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), instituição tutelada pelo Ministro que superintende a área de Ciência e Tecnologia, em coordenação com a NEPAD SANBio.

Situs Slot Gacor Slot Server Thailand Slot Online Gacor Slot Online Gacor Situs Slot Gacor Situs Toto Slot88 Bandar Slot Online Slot Gacor Hari Ini Situs Slot Terpercaya Situs Slot Gacor Bandar Slot Online Bandar Slot Gacor Bandar Slot Gacor Taruhan bola Online Situs Slot Gacor AGENOLX Situs Bola Terpercaya Situs Slot Gacor