A Feira de Saúde, a apresentação do estado actual do processo de digitalização no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), as palestras “Gestão e Preservação de Documentos rumo à Era Digital” e “Lei das Transações Electrónicas” e a premiação dos melhores funcionários nos anos de 2022 e 2023 marcaram as celebrações do Dia Internacional de Arquivos e do Dia Internacional da Função Pública no MCTES.
As celebrações ocorreram recentemente em Maputo, com a presença de funcionários, agentes e colaboradores do MCTES. Os palestrantes foram do Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique, Instituto Público (CEDIMO, IP) e do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Instituto Publico (INTIC, IP).
Durante a comemoração das duas datas comemorativas, o Dia Internacional de Arquivos e o Dia Internacional da Função Pública, a Secretária Permanente (SP) do MCTES, Nilsa Miquidade, destacou a relevância da gestão e preservação de documentos na era digital e os avanços da administração pública. A SP apelou a todos os funcionários, agentes e colaboradores do MCTES para se engajarem na preservação da memória institucional e na promoção do acesso à informação pública, utilizando soluções digitais.
Na ocasião, Nilsa Miquidade ressaltou a relevância destas datas, tendo referido que o Dia Internacional de Arquivos, celebrado anualmente em 9 de Junho, visa reflectir sobre a preservação da memória institucional e o acesso rápido à informação. Já o Dia Internacional da Função Pública, comemorado em 23 de Junho, reconhece os avanços na administração pública como um factor essencial para o desenvolvimento, boa governança e promoção do Estado de
direito democrático.
Durante a cerimónia, foram discutidos diversos pontos cruciais para a melhoria da administração pública. Entre eles, destacam-se a preservação e conservação da memória institucional, a protecção e segurança da informação classificada, a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos e o estabelecimento de requisitos para sistemas de gestão electrónica de documentos.
Referir que no presente ano, o Dia Internacional de Arquivos é celebrado sob o lema “Gestão e Preservação de Documentos de Arquivo rumo à Era Digital”. Este tema destaca a necessidade de esforços institucionais e pessoais para implementar práticas de gestão e preservação de documentos de forma profissional e contemporânea.
Por sua vez, o Dia Internacional da Função Pública deste ano tem como tema “Capacitar um serviço público centrado no cidadão para um século XXI inclusivo e próspero em África: Uma Jornada de Aprendizagem ao Longo da Vida e de Transformação Tecnológica”. Este lema reflete os esforços contínuos do país e da administração pública na transformação digital, visando facilitar o acesso dos cidadãos a serviços de interesse público e promover a inclusão social.