Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

MCTES consolida cooperação com a CPLP nos domínios da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Inovação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) vai continuar a cooperar com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)  nos domínios da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Inovação, de modo à garantir a inserção das Instituições do Ensino Superior Moçambicanas no concerto das nações e garantir qualidade formativa.

A garantia foi dada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, durante a audiência concedida recentemente em Maputo, ao Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa.

Durante o encontro, o governante moçambicano e o Secretário Executivo da CPLP, revisaram os acordos de cooperação, o nível de preparação da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, a ter lugar em Agosto de 2023 e, o grau de implementação do Plano de Acção Bienal de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (2022-2023).

Como resultado da cooperação entre o MCTES e a CPLP, no âmbito do Espaço do Ensino Superior da CPLP, está em curso a dinamização do Portal do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e a  criação do Observatório do Ensino Superior da CPLP no Portal do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (ES-C&T) da CPLP.  

No domínio da mobilidade académica, encontra-se em implementação o Programa de Mobilidade de Estudantes, Docentes, Investigadores e Cientistas Altamente Qualificados da CPLP com intuito de facilitar a troca de conhecimentos e experiências entre os países membros, promovendo o desenvolvimento científico e académico. À este propósito, o ministro Nivagara, afirmou que a troca de conhecimentos e experiências entre os países membros é essencial para enfrentar os desafios globais e impulsionar o desenvolvimento sustentável. 

Por seu turno, o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias Costa, disse que a CPLP constitui espaço importante que deve ser aproveitado e, reiterou o compromisso da CPLP em fortalecer as parcerias bilaterais e multilaterais para impulsionar a inovação, a pesquisa científica e o intercâmbio de conhecimentos na comunidade lusófona. 

Neste momento, então em curso projectos comuns de investigação, inovação e formação avançada para a internacionalização da CPLP nos domínios do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia; Projectos conjuntos de investigação científica (Moc-Angola); Programa de Capacitação em Gestão da Inovação Pedagógica; Rede de Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa e o Programa de Harmonização de Estratégias de Tech Transfer e Venture Building.

Importa frisar, que durante o encontro as duas partes reafirmaram o compromisso de fortalecer as parcerias bilaterais e multilaterais para impulsionar a inovação, a pesquisa científica e o intercâmbio de conhecimentos na comunidade lusófona. Igualmente, ficou patente o compromisso das partes em dar seguimento na organização da Conferência da CPLP, regulamentação da Inteligência Artificial (IA), indicação de pontos focais de Certificação Digital, estabelecimento de intercâmbio científico e técnico em matérias de Certificação Digital, Capacitação e formação de quadros, elaboração do Quadro Legal e Regulamentar de Tecnologias de Informação e Comunicação (com enfoque na Protecção de Dados). 

rtp slot88 Demo Slot Situs Slot Gacor Situs Slot Gacor Slot Online Situs Slot Terpercaya Situs Slot Gacor Bandar Slot Online Bandar Slot Gacor Taruhan bola Online AGENOLX Situs Bola Terpercaya Bandar Slot Online Bandar Slot Terpercaya AGENOLX Slot Gacor Slot Demo