Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

MCTES encoraja o surgimento de mulheres Bio-Empreendedoras

A Secretária Permanente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nilsa Miquidade, encorajou as mulheres Bio-Empreendedoras a criarem empresas e industrias para fazer a interligação com a pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Falando durante a abertura do Seminário de Capacitação das Mulheres Bio-Empreendedoras, Nilsa Miquidade realçou que a Biotecnologia e as Biociências são importantes para a melhoria dos cuidados de saúde, para o desenvolvimento da Indústria.

Outrossim, Miquidade salientou a necessidade da sustentabilidade ambiental para o alcance de soluções a curto e médio prazos, bem como para os desafios do desenvolvimento nos sectores da agricultura, saúde, pescas, recursos marinhos e florestais e, do ambiente, entre outros.

No encontro organizado pelo Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), a dirigente informou que o  programa promoveu acções estruturantes, a investigação científica, o desenvolvimento de produtos e serviços de valor acrescentado e estabeleceu normas e regulamentos nacionais para a aplicação do Programa Nacional de Biotecnologia (PNB) como um instrumento de transformação económica e social e, para a conservação e gestão sustentáveis de recursos biológicos e da biodiversidade em Moçambique.

Capacitação de Mulheres empreendedoras

De acordo com a Directora do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), Alsácia Atanásio, pretende formar 25 mulheres bio-empresarias em três províncias da regia sul, nomeadamente Maputo, Gaza e Inhambane.

Alsácia Atanásio revelou que a formação das mulheres empreendedoras visa fortalecer os ecossistemas nacionais que apoiam as bio-empresárias e abordar as agendas nacionais de inclusão e empoderamento de género.

“O projecto será focado na formação de mulheres bio-empreendedoras no país com habilidades técnicas e de empreendedorismo para criar oportunidades para elas se envolverem com financiadores, potenciais parceiros e clientes”, afiançou.

Para o efeito foi lançada há dias o concurso para a submissão de candidaturas com vista a escolha de mulheres empreendedoras elegíveis para a capacitação, nomeadamente pesquisadoras, doutoradas e estudantes do ensino superior que queiram comercializar produtos inovadores nas áreas de agro-alimentos, saúde, bio-residuos, produtos de beleza natural ou nutrição, bem como empresas inovadoras, lideradas por mulheres e que demonstrem o seu impacto social.

Recordar que o Programa NEPAD-SANBio BioFISA II, foi lançado oficialmente em dezembro de 2015, pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, NEPAD e Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, no CSIR (Centro Internacional de Conferências em Pretória), África do Sul, coincidindo com o Fórum de Ciência, como uma iniciativa da NEPAD para a promoção das Biociências na Região SADC.

Em Moçambique a iniciativa, foi implementada pela primeira vez em 2017-2019, através do CNBB, Instituição tutelada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), e que tem como atribuições entre outras a “Promoção da criação de empresas de base biotecnológica, prospecção do ambiente de negócios, provisão de informação e de orientação para investidores nacionais e estrangeiros” em parceria com a DEV Mozambique.

O FemBioBiz foi uma iniciativa maior a nível da SADC, focado para o empoderamento económico de mulheres que lidam com negócios nas áreas de nutrição, cosmética e saúde.

Situs Slot Gacor Slot Server Thailand Slot Online Gacor Slot Online Gacor Situs Slot Gacor Situs Toto Slot88 Bandar Slot Online Slot Gacor Hari Ini Situs Slot Terpercaya Situs Slot Gacor Bandar Slot Online Bandar Slot Gacor Bandar Slot Gacor Taruhan bola Online Situs Slot Gacor AGENOLX Situs Bola Terpercaya Situs Slot Gacor