Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elogia Iniciativa de Bolsas de Mestrado no Japão

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique, Daniel Nivagara, expressou seu reconhecimento e entusiasmo durante a sessão de relato realizada pelos estudantes moçambicanos beneficiários da iniciativa “African Business Education (ABE)” no Japão.

Falando aos presentes, o dirigente máximo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), enfatizou que os ex-bolseiros constituem um valioso capital humano que pode ser absorvido por empresas japonesas, tanto aquelas que operam em Moçambique quanto no Japão e globalmente.

Nivagara aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo do Japão e à Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) pelo apoio multifacetado oferecido à formação de capital humano moçambicano em diversas áreas do conhecimento. De acordo com o Ministro a iniciativa “African Business Education (ABE)” tem beneficiado moçambicanos de diferentes instituições, públicas e privadas, representando diversos estratos sociais e regiões do país.

Num outro desenvolvimento, o Ministro elogiou o apoio tradicional do Governo do Japão ao desenvolvimento de Moçambique, especialmente ao subsistema de ensino superior e enfatizou a importância da Educação como um sector fundamental para a formação de capital humano qualificado, cidadãos patriotas e proativos, detentores de habilidades técnicas e científicas, comprometidos com o desenvolvimento nacional.

“É importante destacar que a iniciativa African Business Education (ABE) está alinhada com a visão do Governo moçambicano, que considera a Educação como um sector estratégico para a formação de um capital humano e social qualificado, capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país”, recordou Nivagara.

Na ocasião, Kazuki Otsuka, representante residente da JICA em Moçambique, lembrou que a iniciativa ABE iniciou em 2014, com o objectivo de criar pontes entre a África e o Japão. Desde então, 137 participantes de Moçambique se juntaram ao programa, tendo a oportunidade de estudar e estagiar no Japão, com a visão de contribuir para o desenvolvimento das indústrias na África e fortalecer os laços entre a África e o Japão.

Otsuka reiterou  o compromisso da JICA em apoiar o desenvolvimento de Moçambique, contribuindo para a expansão do sector privado japonês no país. 

“Acredita-se que cada um dos ex-participantes da ABE continuará a utilizar suas habilidades e conhecimentos para contribuir para o desenvolvimento de Moçambique e fortalecer os laços entre Moçambique e o Japão, visando a um futuro melhor para ambos os países”, afirmou Kazuki Otsuka, representante residente da JICA em Moçambique. Importa frisar que a “African Business Education (ABE)” tem como objectivo apoiar o crescimento dinâmico da África por meio da formação de jovens que possam contribuir para o desenvolvimento de indústrias em parceria com o sector privado japonês.

rtp slot88 Demo Slot Situs Slot Gacor Situs Slot Gacor Slot Online Situs Slot Terpercaya Situs Slot Gacor Bandar Slot Online Bandar Slot Gacor Taruhan bola Online AGENOLX Situs Bola Terpercaya Bandar Slot Online Bandar Slot Terpercaya AGENOLX Slot Gacor Slot Demo