Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

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por estudante do Ensino Superior

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Ministro Nivagara felicita instituições de ensino superior pela contribuição proactiva na implementação do PQG 2020-2024

Tal pronunciamento foi efectuado à 14 de Outubro corrente, pelo timoneiro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, no contexto da realização na cidade de Maputo, da IX Cerimónia de Graduação do Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC), uma instituição de ensino superior privada.

Na ocasião, o dirigente afirmou que as instituições de ensino superior públicas e privadas e, no caso específico do ISUTC, têm contribuído, grandemente, para a implementação do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 (PQG 2020-2024) e para o alcance do seu objectivo central, na medida em que as mesmas participam activamente na formação do capital humano e social que, posteriormente é absorvido pela Administração Pública e pelo Sector Produtivo, impulsionando, por conseguinte, o crescimento económico, a produtividade e a geração de emprego no país.

Nessa ordem, o governante exortou as instituições de ensino superior públicas e privadas à formarem, não somente quadros técnica e cientificamente capacitados, mas, igualmente, cidadãos cultos, patrióticos e proactivos, que se engajem de forma abnegada nos esforços colectivos de criação da prosperidade nacional, condição de base para a promoção do tão almejado e merecido bem-estar social para o país.

Recorde-se, que na aludida cerimónia foram graduados 202 técnicos Licenciados, formados nos cursos de Engenharia Civil e de Transportes; Engenharia Ferroviária; Engenharia Informática e de Telecomunicações; Engenharia Mecânica e de Transportes; Contabilidade e Auditoria e; Gestão e Finanças.

À este propósito, o dirigente ministerial manifestou satisfação pelo facto do total de graduados, 96 estudantes finalistas serem do sexo feminino, o que corresponde à 48%, cifra animadora e de se louvar, se atender-se ao facto dos cursos graduados dizerem respeito ao sub-campo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), áreas de formação que, segundo o governante, possuem, tradicionalmente, predominância masculina.

Note-se, que a média nacional de frequência de mulheres no ensino superior na área do CTEM é de 20% e, o ISUTC conseguiu atingir nesse leque de formandos que graduaram recentemente, a cifra de 48% em curso ligados ao CTEM.

Nessa conformidade, o titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior endereçou felicitações ao ISUTC pela sua Visão e Missão e, pelos seus Valores institucionais, que muito têm contribuído para a promoção no país de um “Ensino Superior de Qualidade e Socialmente Revelante”, bem como vincado a relevância do subsistema do ensino superior na formação de quadros altamente qualificados para participarem activamente na contínua edificação da Pátria moçambicana.

Não obstante as felicitações endereçadas, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou que para o contínuo desenvolvimento institucional do ISUTC era imperioso que a mesma, dentre outras medidas, prestasse especial atenção à elevação contínua do nível académico do seu corpo docente para o grau de Doutor; ao incremento considerável das competências digitais dos gestores, corpo docente e técnico-administrativo e dos estudantes, no contexto da Era Digital que o mundo e o país vivenciam; à obtenção da devida acreditação institucional, bem como de cursos e programas pelo Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ); à elevação crescente da sua produção científica anual, no país e no estrangeiro, em todas as áreas de formação por si ministradas; ao incremento do nível de internacionalização institucional e; ao estabelecimento do repositório científico institucional no contexto do movimento global da ciência aberta e acesso livre à informação científica.

O dirigente concluiu a sua comunicação endereçando particulares e especiais saudações aos graduados, a razão de ser do evento e, manifestou votos que os conhecimentos técnico-científicos apreendidos ao longo da formação fossem bastantes úteis para o contínuo crescimento académico, profissional e social dos graduados, contribuindo, nesta ordem, para a contínua indução do crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país.