Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Moçambicanos com mais oportunidades de formação no Brasil

Foi aberta mais uma oportunidade para a formação de quadros moçambicanos no Brasil, em especial docentes do ensino superior das 56 Instituições Públicas e Privada de Moçambique.
A formação decorrerá na modalidade de regime especial em universidades Brasileiras.

Para o efeito, foram assinados dois instrumentos de cooperação entre o Instituto de Bolsas de Estudos, IP, com a Universidade Estadual de Maranhão e a Universidade de São Paulo nos dias 17 e 18 de Maio de 2024 em São Paulo e São Luís de Maranhão, respectivamente.

A iniciativa enquadra-se nos esforços do Governo de Moçambique de aumentar o nível acadêmico dos docentes do Ensino Superior com vista melhorar a qualidade do ensino superior e fortalecer o ecossistema de pesquisa e inovação.

Por imperativo da lei 1/2023 de 17 de Março, lei do Ensino Superior, o nível mínimo para lecionação no Ensino Superior é de Mestrado e neste momento o rácio docente com grau de Doutor por estudantes deste subsistema está em 1/211.

Para além da formação, os docentes universitários moçambicanos, através das suas instituições terão a possibilidade de desenvolver projectos de pesquisas conjuntas, programas de ensino que integram docentes de ambos países, através da mobilidade de docentes e estudantes, elevando assim o índice da sua internacionalização, o que corresponde a um dos indicadores previstos na lei.

Há igualmente, uma perspectiva de formação de docentes dos níveis primários e secundários nos níveis de Mestrado e Doutorado orientado para a didáctica – matéria a ser abordada num documento operacional específico.

Os Memorandos de Entendimento assinados apontam a Ciência, Tecnologias, Engenharias e Matemática, como áreas prioritárias, tomando em consideração o seu desnivelamento em relação às ciências sociais e humanidades em Moçambique.

Foram signatários dos dois instrumentos de cooperação assinados, a Dra Carla Maria Elias Caomba, Directora Geral do Instituto de Bolsas de Estudos, IP e os Reitores da Universidade de São Paulo, Prof Carlos Gilberto Carlotti Júnior e o Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana, da Universidade Estadual de Maranhão.

Testemunhou o acto da assinatura dos instrumentos, a Dra Rachida Aligy Ussen Mamade, Directora Nacional Adjunta de Planificação, Estatística e Cooperação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Corpo Directivo e representantes das duas Instituições Brasileiras.

rtp slot88 Demo Slot Situs Slot Gacor Situs Slot Gacor Slot Online Situs Slot Terpercaya Situs Slot Gacor Bandar Slot Online Bandar Slot Gacor Taruhan bola Online AGENOLX Situs Bola Terpercaya Bandar Slot Online Bandar Slot Terpercaya AGENOLX Slot Gacor Slot Demo