Foi aberta mais uma oportunidade para a formação de quadros moçambicanos no Brasil, em especial docentes do ensino superior das 56 Instituições Públicas e Privada de Moçambique.
A formação decorrerá na modalidade de regime especial em universidades Brasileiras.
Para o efeito, foram assinados dois instrumentos de cooperação entre o Instituto de Bolsas de Estudos, IP, com a Universidade Estadual de Maranhão e a Universidade de São Paulo nos dias 17 e 18 de Maio de 2024 em São Paulo e São Luís de Maranhão, respectivamente.
A iniciativa enquadra-se nos esforços do Governo de Moçambique de aumentar o nível acadêmico dos docentes do Ensino Superior com vista melhorar a qualidade do ensino superior e fortalecer o ecossistema de pesquisa e inovação.
Por imperativo da lei 1/2023 de 17 de Março, lei do Ensino Superior, o nível mínimo para lecionação no Ensino Superior é de Mestrado e neste momento o rácio docente com grau de Doutor por estudantes deste subsistema está em 1/211.
Para além da formação, os docentes universitários moçambicanos, através das suas instituições terão a possibilidade de desenvolver projectos de pesquisas conjuntas, programas de ensino que integram docentes de ambos países, através da mobilidade de docentes e estudantes, elevando assim o índice da sua internacionalização, o que corresponde a um dos indicadores previstos na lei.
Há igualmente, uma perspectiva de formação de docentes dos níveis primários e secundários nos níveis de Mestrado e Doutorado orientado para a didáctica – matéria a ser abordada num documento operacional específico.
Os Memorandos de Entendimento assinados apontam a Ciência, Tecnologias, Engenharias e Matemática, como áreas prioritárias, tomando em consideração o seu desnivelamento em relação às ciências sociais e humanidades em Moçambique.
Foram signatários dos dois instrumentos de cooperação assinados, a Dra Carla Maria Elias Caomba, Directora Geral do Instituto de Bolsas de Estudos, IP e os Reitores da Universidade de São Paulo, Prof Carlos Gilberto Carlotti Júnior e o Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana, da Universidade Estadual de Maranhão.
Testemunhou o acto da assinatura dos instrumentos, a Dra Rachida Aligy Ussen Mamade, Directora Nacional Adjunta de Planificação, Estatística e Cooperação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Corpo Directivo e representantes das duas Instituições Brasileiras.