Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Presidente da República de Moçambique exige ensino superior de qualidade e socialmente relevante

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, conferiu posse hoje, ao  novo Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson da Graça Francisco Macuácua. 

Na ocasião, o Chefe do Estado referiu que o novo Vice-Ministro deverá, junto da equipa que vai integrar, operacionalizar os compromissos assumidos pelo Governo no seu Programa Quinquenal, colocando o sector ao serviço das populações e do desenvolvimento de Moçambique.

Segundo Presidente Nyusi, os moçambicanos  querem um ensino superior de qualidade e socialmente relevante que atenda às necessidades da Administração Pública nacional, do sector público e da sociedade em geral, que esteja em pleno alinhamento com as dinâmicas de desenvolvimento do país. 

  “ – Por isso mesmo, é nosso desejo que o seu desempenho e entrega se traduzam numa mais-valia ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e ao país”, salientou.

No entender do *Chefe do Estado, os grandes desafios prevalecem ligados à *expansão do acesso ao ensino superior por grande parte dos moçambicanos, com particular atenção à retenção da rapariga e na melhoria da qualidade dos serviços tecnológicos e científicos, rumo ao desenvolvimento equilibrado e sustentável de Moçambique. 

  “ – Os instrumentos programáticos de desenvolvimento do nosso país, bem como os instrumentos de política   e de regulação, em face da actual revolução tecnológica global, enfatizam a necessidade de se incutir uma cultura de ciência na sociedade, nos indivíduos e nas instituições, através da sua participação directa ou indirecta na produção, disseminação e utilização do conhecimento”, sustentou o Presidente Nyusi.

Fonte: Presidência da República