Na sessão de abertura, o Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Edson Macuácua, enfatizou a relevância da gestão de recursos humanos nas instituições de ensino superior, salientando que o respeito, a dignidade e a valorização das pessoas são fundamentais. O dirigente defendeu a criação de um fórum de Gestores de Recursos Humanos das Instituições de Ensino Superior Públicas (IPES) como uma plataforma para coordenar e harmonizar métodos de trabalho, partilhar boas práticas e profissionalizar a gestão de recursos humanos.
O dirigente ministerial enfatizou a necessidade de uma abordagem estratégica e integrada para a gestão de recursos humanos nas Instituições Públicas de Ensino Superior, levando em consideração elementos humanos, sociais, éticos, deontológicos e profissionais.
Num outro desenvolvimento, o Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior., enfatizou que ainda há muito à ser feito na gestão de recursos humanos e financeiros nas instituições de ensino superior. Na ocasião, o Reitor da mais antiga instituição de ensino superior no país expressou esperança na contribuição do fórum para a melhoria da prestação das Instituições Públicas de Ensino Superior na resposta aos desafios contemporâneos da sociedade.
Adicionalmente, o Magnífico Reitor da UEM destacou o papel vital dos gestores de recursos humanos e financeiros, auxiliados pelo sector jurídico, na promoção do desenvolvimento, estabilização, formação contínua e retenção dos melhores funcionários, garantindo o seu bem-estar e melhoria das condições profissionais e sociais.
Importa frisar, que o aludido fórum, planificado para dois dias, abordará questões cruciais, como a implementação da Tabela Salarial Única, os desafios da aposentação obrigatória, o sistema de avaliação de desempenho, o sistema de carreiras e remuneração, bem como propostas de leis relacionadas à carreira docente universitária e à carreira de investigador científico.
Os principais objectivos do fórum incluem tornar a iniciativa conhecida pelos interessados, reunir os actores responsáveis pela gestão de recursos humanos das IPES, discutir problemas e buscar soluções inovadoras, e estabelecer uma plataforma de diálogo permanente entre os gestores de recursos humanos das IPES.
O evento representa uma oportunidade crucial para aprimorar a gestão de recursos humanos nas IPES e contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior em Moçambique.