Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

92

Leonel Domingos Moiana 

Leonel Domingos Moiana é um destacado pesquisador moçambicano, com uma notável trajectória na área de genética e melhoramento de plantas, possuindo uma vasta experiência e contribuindo significativamente tanto nacionalmente assim como internacional. Nascido em 12 de Novembro de 1979, na Cidade de Maputo, Moçambique, é filho de Domingos Delfino Tace Moiana, militar e canalizador, e Clarinda Ernesto Dgedge, professora.

Moiana passou a sua infância na Cidade de Maputo, no Bairro da Polana Cimento. Concluiu o ensino primário na Escola Primária 3 de Fevereiro e, posteriormente, o 2º ciclo na Escola Secundária da Maxaquene. De 1993 a 1997, completou o ensino médio e Pré-Universitário na Escola Secundária Josina Machel. Em 1998, ingressou na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF). Em 2005, concluiu a licenciatura em Engenharia Agronómica, com especialização em Produção e Protecção de Plantas.

 No ano de 2003, iniciou o seu primeiro emprego como docente de Física na escola Comunitária Santo António da Malhangalene durante 3 anos. Em 2006 é admitido para trabalhar no Instituto de Investigação Agrária de Moçambique como investigador estagiário sendo afecto ao Centro de Investigação de Sementes de Algodão em Namialo, devido a sua dedicação pela actividade científica, no ano seguinte era o chefe do campo naquele estação experimental. 

Sua busca pelo conhecimento o levou a Maringá-Paraná, no Brasil, onde obteve o Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá em 2011, seguido de um Doutorado na mesma área e instituição em 2015. Durante o Ano de 2014 imigrou para o estado do Texas nos Estados Unidos de America para participar do Doutorado em Texas, Tech University, durante cerca de um ano.

Doutor Moiana participou de diversos programas de treinamento que expandiram seus conhecimentos e habilidades. Em 2017, participou de um workshop sobre desafios socioecológicos nos sistemas agrícolas de Zâmbia e Moçambique, organizado pela DFG em Bonn, Alemanha. 

Outros treinamentos incluem um workshop sobre desenvolvimento sustentável de tecnologia transgénica na Turquia em 2018 e um programa avançado de produção e pós-colheita de arroz nas Filipinas em 2019. Em 2023, recebeu treinamento em estratégias de mobilização e gestão de recursos em Kampala, Uganda, e participou do treinamento anual em advocacia e influência organizado pelo Fórum Aberto em Biotecnologia Agrária (OFAB) em Kigali, Ruanda. Além disso, teve um premio sigla inglesa Award da UNESCO-TWAS, tendo visitado a Embrapa CENARGEN e Embrapa Arroz e Feijão para um treinamento avançado em edição Genómica e selecção assistida por marcadores SNPs.

A carreira profissional de Moiana é marcada por uma rica experiência tanto nacional quanto internacional. Actualmente é investigador Principal no IIAM, onde gerenciou ensaios de campo para diversas culturas. Sua experiência internacional inclui pesquisas na Universidade do Texas Tech, onde trabalhou no Departamento de Plant and Soil Sciences desde 2014, e análises laboratoriais focadas em marcadores moleculares e edição genética em laboratórios de prestígio no Brasil.

Ao longo de sua carreira, Moiana tem contribuído significativamente para o avanço da ciência agrária em Moçambique e internacionalmente, com foco em técnicas de genética quantitativa, melhoramento genético e biotecnologia. Moiana pode coordenar e colaborar em vários projectos a citar “Diversidade genética e estrutura populacional de cultivares de algodão mediante o uso de marcadores SSR e ISSR/FNI” de 2015 a 2018. Este projecto foi fundamental para entender a diversidade genética do algodão e suas implicações para a agricultura moçambicana. 

Entre Novembro de 2019 e Agosto de 2020, Moiana colaborou com a TAKFORDET CONSULTANCY BV no projecto “Avaliação da adição da enzima linamarase em produtos de mandioca processada, visando reduzir os níveis de cianetos glicosídeos”, crucial para a segurança alimentar e o processamento da mandioca em Moçambique em particular o amido usado para processar a cerveja Impala de mandioca.

Entre Novembro de 2019 e Dezembro de 2023, Moiana foi coordenador nacional do OFAB (Open Forum of African Biotechnology) em Moçambique, promovendo a biotecnologia agrária no país. Esta oportunidade fez interagi-lo com políticos, pesquisadores e produtores nacionais e de outros países africanos. 

Ele está coordenando um projecto conjunto entre Moçambique e Costa do Marfim intitulado “Produção Sustentável do Arroz num Clima em Mudanças: Incrementando as Estratégias de Mitigação e Adaptação dos Pequenos Produtores a partir de Soluções Inteligentes”, desde Setembro de 2023. 

Além disso, participou como membro e facilitador do INGC e PNUD em capacitações sobre Redução de Riscos e Desastres e Adaptação às Mudanças Climáticas para secretários permanentes, administradores e panificadores distritais em todas as províncias de Moçambique entre 2016 e 2017, demonstrando sua dedicação ao desenvolvimento sustentável e à mitigação de riscos climáticos no país.

Desde Junho de 2022, Moiana é secretário do Conselho Científico Interno do IIAM/CZC, desempenhando um papel vital na orientação e Direção da pesquisa científica interna. 

No campo da educação, Moiana orienta, co-orienta e participa como membro do júri de estudantes de licenciatura e mestrado das universidades Unilurio/Nampula, UCM/Niassa e ISPM/Manica desde 2015. Desde o primeiro semestre do ano de 2024 é um docente a tempo parcial no curso de Agronomia na Universidade Licungo.  

Moiana tem avaliado dos projectos de pesquisa submetidos ao Fundo Nacional de Investigação (FNI) Leap-UE para financiamentos, desde 2019, demonstrando seu compromisso com a promoção de pesquisas de alta qualidade.

A trajectória de Moiana é marcada por seu compromisso com a pesquisa de qualidade, a formação de novas gerações de cientistas e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, tornando-o um pesquisador jovem e de destaque na pesquisa em Moçambique e no mundo.

O principal interesse de pesquisa de Moiana é melhorar as decisões dos produtores agrícolas, considerando os impactos das tecnologias emergentes, genética e melhoramento, pós-colheita e agro processamento, além dos desafios ambientais. Sua dedicação é reflectida em suas numerosas publicações em revistas científicas de renome e apresentações em seminários internacionais. Ademais, Moiana tem uma extensa experiência na revisão de artigos científicos, tendo revisado mais de 500 artigos para revistas académicas de prestígio. 

Moiana colabora na revisão e elaboração de projectos submetidos a agências de financiamento internacionais. Ele também treina investigadores e professores em elaboração de propostas de projectos desde 2020.

Actualmente, Doutor Leonel Moiana é coordenador científico e líder do laboratório de biotecnologia no Centro de Liderança e Pesquisa do Arroz do IIAM em Namacurra, Zambézia, desde Agosto de 2020. É Membro do OFAB Moçambique e da Iniciativa da Ged Moçambique.

Para além de assuntos profissionais, é muito religioso, medita muito, pratica desporto   (caminhada e ginástica). Lê muitos livros de autoconhecimento que elevam a frequência do invisual e da sociedade. Além disso, ele treina diversas pessoas em técnicas de comunicação para melhorar a qualidade de vida e alcançar o sucesso, tanto em Moçambique quanto no Brasil.

Situs Slot Online Situs Slot Online Bandar Slot Bandar Slot Situs Slot Gacor Bandar Slot Gacor Slot Online Terpercaya