Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Parceria Moçambique-China Promove Formação para Funcionários do MCTES

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) de Moçambique recebeu, na Sexta-feira (19/07/2024), em Maputo, a visita de uma delegação da Academia para Funcionários de Negócios Internacionais da China (AIBO). A visita enquadra-se no âmbito do reforço da cooperação entre os dois países, visando ampliar as oportunidades de capacitação dos recursos humanos do sector da ciência, tecnologia e ensino superior.

A delegação da República Popular da China foi liderada pelo Vice-Reitor da AIBO, Chen Runyun, e incluiu representantes do Ministério do Comércio da China, incluindo o Chefe do Departamento de Relações Exteriores, responsável por todas as formações na China.

Durante a visita, Chen Runyun expressou a intenção de alargar as oportunidades de formação e trocar opiniões sobre como melhorar a cooperação, focando na formação técnica de funcionários públicos.

A Secretária Permanente do MCTES, Nilsa Miquidade, falou das relações de amizade entre os dois países, destacando que a capacitação tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de capital humano nos campos da ciência, tecnologia e inovação, tecnologia de informação e comunicação e ensino superior. 

“Aliás, os programas de capacitação e formação técnica organizados para profissionais moçambicanos são bastante proveitosos, ao permitirem adquirir conhecimentos avançados e práticas inovadoras nas suas respectivas áreas”, sublinhou Miquidade.

Retomada a palavra, Chen Runyun disse que a Academia de Funcionários de Negócios Internacionais da China tem como principal função a realização de formações para países estrangeiros, tendo em 2023, realizado 17 mil seminários, formando mais de 4 mil funcionários provenientes de mais de 180 países.

O Vice-Reitor da explicou ainda que no âmbito da formação abrange 120 especialidades, com mais de 5 mil funcionários moçambicanos visitando a China para formações. Além disso, mais de 140 moçambicanos receberam bolsas de estudo para mestrado.

O Ministério do Comércio da China actualmente financia cerca de 180 projectos, oferecendo seminários de curto prazo, com duração de cerca de 14 dias, e seminários técnicos com duração de um a três meses. Além disso, o programa de bolsas de estudo do Ministério do Comércio da República Popular da China (MOFCOM) oferece oportunidades de formação para mestrado e doutoramento, direccionadas a funcionários públicos.

O MOFCOM é o órgão do governo responsável pela formulação e implementação de políticas comerciais e económicas internacionais da China. A delegação chinesa também observou um aumento no número de seminários ministrados em língua inglesa e demonstrou interesse em saber se Moçambique pode participar de formações específicas. Actualmente, 44 universidades chinesas estão preparando estas formações, com a colaboração de 18 instituições organizadoras.

A visita da delegação chinesa reforça o compromisso de ambos os países em promover o desenvolvimento de recursos humanos qualificados no sector da ciência, tecnologia e ensino superior, abrindo novas oportunidades para técnicos e funcionários públicos moçambicanos aprimorarem as suas habilidades e conhecimentos.

Situs Slot Online Situs Slot Online Bandar Slot Bandar Slot Situs Slot Gacor Bandar Slot Gacor Slot Online Terpercaya