O Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT) e as empresas Mattioli Coffee Company e Café Vumba assinaram Quarta-feira (10/07/2024) o memorando de entendimento para a promoção da investigação, transferência de tecnologia e fomento da cultura do café a ser implementado nos Pólos de Investigação e Transferência de Tecnologia em Mandlakazi, Manica, Barué, Angoche, Angónia e Caia.
O memorando cogita desenvolver pacotes tecnológicos adaptados às condições agro-geológicas locais. Esses pacotes tecnológicos serão utilizados para treinar técnicos e produtores locais, promovendo a ligação destes à cadeia de produção, processamento e comercialização de café.
Intervindo por ocasião da assinatura do memorando, o Director do CITT, Henrique Cau, destacou a importância da colaboração para a capacitação dos produtores e a modernização das técnicas agrícolas, essenciais para a competitividade no mercado global de café, tem do afirmado que mesmo irá garantir a melhoria da produção de café e, consequentemente, a melhoria da vida das comunidades locais.
Com uma duração de cinco anos, o memorando de entendimento prevê o treinamento dos técnicos do CITT em novas tecnologias de produção de café, bem como a criação de facilidades para o uso das infraestruturas e equipamentos disponíveis nos pólos de investigação.
Por sua vez, o Director da Mattioli Coffee Company, Jenaro Lopes, compromete-se a fornecer in sumos, recursos materiais e financeiros, além de garantir o treinamento dos técnicos do CITT.
“Comprometemo-nos a fornecer recursos financeiros e materiais, incluindo a produção de sementes de café de qualidade e certificada será uma prioridade, visando garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva”, disse o Director da Mattioli Coffee Company.
Para assegurar a implementação eficaz do acordo, uma equipa conjunta será formada para coordenar as actividades e definir planos de acção anuais.