O Governo de Moçambique, recebeu Donativos do Banco Mundial para financiar o Projecto de Melhoramento do Desenvolvimento de Competências em Moçambique (MozSkills) e o Projecto de Economia Digital e Governo Electrónico (EDGE) e pretende aplicar parte dos fundos para custear serviços de consultoria.
Os serviços incluem não só, mas também:
- Assegurar uma interação efectiva com as Unidades Orgânicas beneficiárias, agências de implementação, Banco Mundial, Ministério da Economia e Finanças e outros potenciais intervenientes em matérias relacionadas com a execução dos projectos;
- Assegurar a preparação dos planos anuais de actividades e respectivos orçamentos, em estreita coordenação com os beneficiários e agências de implementação, com base no Plano Geral e nos Acordos de Financiamento dos Projectos;
- Garantir a monitoria e avaliação das actividades do projecto, com base nos objectivos, indicadores e metas estabelecidos;
- Assegurar a gestão eficaz dos fundos dos projectos. e em conformidade com os procedimentos do Governo de Moçambique e do Banco Mundial;
- Impulsionar e supervisionar a implementação dos Planos anuais de procurement e de desembolso de fundos dos projectos em conformidade com o plano geral do projecto e com os procedimentos do Governo de Moçambique e do Banco Mundial
- Assegurar a elaboração/consolidação de relatórios mensais, trimestrais, anuais e globais de progresso das actividades e de execução financeira dos projectos, em coordenação com os beneficiários e outras agências de implementação dos projectos
- Assegurar uma efectiva articulação e partilha de informação com o ICIPE com vista a garantir a realização dos objectivos e metas do Projecto no âmbito do Fundo Regional de Bolsas de Estudo e Inovação (RSIF), ao abrigo do Acordo Subsidiário entre o Governo de Moçambique e o ICIPE;
- Assegurar a realização da auditoria anual aos Projectos e a submissão da informação requerida pelo Tribunal Administrativo dentro dos prazos estabelecidos;
- Supervisionar o pessoal afecto à Unidade de Coordenação dos Projectos baseada no MCTES e assegurar a avaliação do seu desempenho com base nos termos de referência, nos planos de actividades mensais e nos relatórios anuais submetidos, em conformidade com os instrumentos aprovados para o efeito;
Para esta consultoria pretende-se contratar um consultor individual, com experiência relevante na área. Para ser considerado qualificado para executar os serviços, o consultor deverá ser capaz de demonstrar qualificações académicas apropriadas e habilidade para executar todas tarefas especificadas nos termos de referência. O candidato deverá ter o grau de Mestre numa das seguintes áreas: Gestão de Projectos, Administração Pública, Administração de Empresas, Economia, Educação ou em áreas afins, e ainda:
- Possuir pelo menos cinco (5) anos de experiência bem-sucedida de gestão de projectos com financiamento externo no sector público. A experiência nos domínios de ciência e tecnologia, ensino superior, ensino técnico-profissional e tecnologias de informação e comunicação ou reformas do sector público constitui uma vantagem.
- Possuir conhecimentos sobre procedimentos de monitoria e avaliação, gestão financeira e aquisição de bens e serviços do Estado Moçambicano e do Banco Mundial;
- Demonstrar capacidade de liderar com sucesso equipas multidisciplinares;
- Demonstrar habilidade de gestão baseada em resultados;
- Falar e escrever fluentemente a língua portuguesa e ter um excelente domínio na língua inglesa (falado e escrito);
- Possuir experiência na utilização de Microsoft Office, incluindo Word, Excel, PowerPoint e Outlook.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) convida consultores individuais elegíveis a manifestarem o seu interesse para a prestação deste serviço de consultoria. Os candidatos interessados devem fornecer informações indicando que reúnem as qualificações requeridas para prestar os referidos serviços (CV, descrição de serviços similares, experiência em condições similares, etc.)
Mais detalhes aqui