O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, desafiou hoje, 22 de Novembro, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT) a intensificar os seus esforços para garantir que a ciência e a tecnologia desempenhem um papel estratégico na formulação de políticas públicas em Moçambique.
Durante a abertura da I Sessão Ordinária do CNCT – 2024, o Ministro destacou a importância de o Conselho assumir um papel de liderança na produção de pareceres e recomendações baseados em evidências científicas.
Este esforço visa orientar as decisões nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, assegurando que estas se alinhem às necessidades de desenvolvimento do país.
Nivagara sublinhou que as atribuições do CNCT incluem a análise e emissão de pareceres sobre políticas, estratégias, programas e instrumentos normativos ligados à ciência e tecnologia, bem como a criação de instituições de investigação científica e inovação. Para o Ministro, estes esforços devem resultar em políticas públicas mais eficazes, capazes de responder aos desafios nacionais.
A sessão ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), que hoje iniciou, constitui em princípio, a última do presente ciclo de governação 2020-2024, e terá a duração de um dia.