O Governo de Moçambique, recebeu um Donativo do Banco Mundial para financiar o Projecto de Melhoramento de Desenvolvimento de Competências em Moçambique (MozSkills) que tem como objectivo aumentar o acesso a educação e formação de qualidade ao nível do Ensino Superior e do Ensino Técnico-Profissional em áreas prioritárias e compreende três componentes principais, nomeadamente (a) Melhoria dos programas prioritários do ensino superior através dos fundos competitivos; (b) expansão do acesso e melhoria da qualidade e relevância de programas na área de ensino técnico-profissional; (c) criação de um ambiente favorável de politicas para o desenvolvimento do ensino superior e do ensino técnico-profissional
Assim, para assegurar uma gestão célere e eficaz do Procurement do projecto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pretende usar parte dos fundos para contratar um consultor para a posição de Assistente de Procurement, que estará baseadona Unidade de Coordenação do Projecto.
2. OBJECTIVO
Sob direção geral do Coordenador do Projecto e sob supervisão do Especialista de Procurement do Projecto, a principal responsabilidade do assistente de Procurement é assistir o Especialista Sénior de Procurement na execução das actividades de Procurement necessárias para a implementação do Projecto.
- TAREFAS ESPECÍFICAS
- Auxiliar na planificação, atualização, implementação efetiva do Plano de Aquisições acordado com o financiador, de acordo com as Regras de Aquisições da instituição financiadora e em consonância com o Manual de Implementação do Projeto.
- Acompanhar e auxiliar na preparação de Documentos de Concurso e Avaliação e Adjudicação de Concurso, em coordenação com as pessoas designadas pelos Beneficiários.
- Manter registos e arquivo adequado dos processos de aquisição;
- Monitorar a execução dos Contratos de Fornecimento de Bens e Serviços, incluindo a manutenção e atualização de todos os registos dos contratos;
- Participar da actualização do plano de aquisições e orçamentos;
- Fazer a actualização das actividades de Procurement nos sistemas MPE e STEP
- Apoio aos membros do júri na avaliação das licitações / propostas, garantindo a estrita observância dos procedimentos aplicáveis e redação dos relatórios de avaliação de acordo com os modelos aprovados;
- Organização e submissão de processos de contratação à Procuradoria-Geral da República e Tribunal Administrativo;
- Actualização do sistema interno de controlo e inventário dos bens e serviços adquiridos e contratados;
- Preparação de um cadastro de fornecedores e consultores qualificados;
- Colaboração com os órgãos de Controlo Interno e Externo, na realização de inspecções e auditorias a serem feitas ao projecto.
- Organização e manutenção dos arquivos da área de procurement de todo o Projecto (arquivo físico e STEP);
- Ajudar a Monitorar e garantir respostas atempadas às questões de aquisições levantadas pelos concorrentes e pelo Banco Mundial;
- Execução, dentro da sua área de especialidade, as tarefas que lhe forem designadas pelo Especialista de Aquisições.
- PERFIL DO CONSULTOR
- Licenciatura em Engenharia, Economia, Gestão, Direito ou outra área de formação afins
- Mínimo de 3 anos de experiência comprovada na prestação de serviços de Procurement em projetos financiados pelo Banco Mundial e / ou outro organismo multilateral
- Estar familiarizado com as Regras de Aquisições actualizadas do Banco Mundial e / ou outro organismo multilateral
- Bons conhecimentos em aplicativos Microsoft Office (Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint).
- Fluente na língua portuguesa e bons conhecimentos da língua inglesa como língua de trabalho;
- Excelente comunicação e habilidades interpessoal
- NÍVEL DE REMUNERAÇÃO
O Salário será negociado com base no perfil do Consultor
- DURAÇÃO DO CONTRATO
- O contrato terá uma duração inicial de 24 meses, renovável mediante desempenho satisfatório.
- Para efeitos da avaliação de desempenho o consultor irá submeter o seu relatório de desempenho com base nos Termos de Referência, 60 dias antes do término do contrato.